Musicalização infantil, uma bomba de felicidade na infância
A musicalização infantil traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, que podem ser refletidos por toda a vida. O aprendizado da música, que vai muito além do ensino de algum instrumento, pode ser um grande facilitador da aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de diversas competências, destacando principalmente as da fala, da leitura e da escrita.
Porém, não podemos esquecer que a musicalização, prioritariamente, deve ter foco em si mesma. O que significa isso? Ela não pode ser usada como uma simples ferramenta para desenvolver crianças, apesar de que, se feita de forma eficiente, alcança esses e outros benefícios. Porém, este não pode ser o motivo principal pelo qual se aprende música.
O objetivo principal da musicalização deve ser fornecer a criança um contato prazeroso, criativo, encantador e inesquecível com a sua própria natureza musical. Se isso, e apenas isso, for cumprido pelo mediador que se porpõe a desenvolver este trabalho na primeira infância, teremos enormes motivos para nos alegrar.
Um outro fator importante a ser destacado é: a musicalização vai (e deve ir mesmo) muito além de uma recreação com música. Na recreação o objetivo principal é a ludicidade (criar espaços e vivências que possibilite o ato de brincar) e, a este objetivo, são agregadas outras finalidades (desenvolvimento integral da criança, socialização, etc).
Na musicalização infantil, os objetivos por trás de cada dinâmica, de cada atividade, de cada brincadeira estão extremamente claros para o professor e, por isso, é muito importante a capacitação do profissional que conduzirá essas vivências.
Uma aula de musicalização pode ser incrivelmente mágica e cativante para as crianças, quando são agragados a estes momentos recursos de movimentação corporal, jogos, brincadeiras e histórias. E por falar em histórias...
A literatura é uma grande aliada ao ensino da música. Por meio da contação de histórias, podemos alcançar uma aprendizagem realmente significativa despertando a imaginação, estimulando a criatividade, facilitando a expressão por meio do faz-de-conta e aflorando a sensibilidade da criança, ao fazer um vínculo entre as histórias e a música.
Todo esse encantamento tem auxiliado sensivelmente a integração entre as crianças. É o que mostram vários estudos nas áreas de desenvolvimento de crianpças com transtornos de aprendizagem tais como autismo, TDAH e outros. Percebe-se que, por meio das práticas musicais lúdicas, essas crianças integram-se de forma mais eficiente a esses contextos, sentem-se inseridas, estimuladas, pertencentes ao todo e principalmente, felizes.
E por falar em felicidade... Mais do que qualquer outro benefício que a música possa trazer para qualquer pessoa que tem contato com ela, podemos ressaltar um, o principal e maior de todos: a música torna as pessoas mais felizes e pessoas felizes espalham felicidade!
Dany Danielle
(Compositora e Contadora de histórias da Contação da Rua)
Sabendo que a musicalização infantil traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, apresentamos a Oficina de Musicalização Infantil, da Contação da Rua, que traz a vivência da música muito além do ensino de algum instrumento, auxiliando no desenvolvimento de diversas competências, destacando principalmente as da fala, da leitura e da escrita.
|